Clareamento Dentário Caseiro

Clareamento Dental Caseiro Dra Carolina Ely

Introdução

Para a maioria dos pacientes, os dentes podem ser clareados de três maneiras:

  1. Em consultório: mínimo de duas a três sessões de 45-60 minutos cada , com géis clareadores à base de peróxido de hidrogênio a 35%, ativados ou não por Laser ou Led.
  2. Em casa através do uso de uma moldeira pré fabricada na qual o cliente coloca um gel clareador à base de peróxido de carbamida (nas concentrações de 10, 16 ou 22%) ou de Peróxido de Hidrogênio ( com concentração entre 3% e 9,5%, por um período mínimo de 14 dias ou noites, dependendo do grau de manchamento dos dentes;
  3. Associação das duas técnicas acima citadas, com sessões em consultório + uso de moldeira + gel clareador em casa. Das 3 técnicas citadas, esta é a que apresenta os melhores resultados, uma vez que temos o processo potencializado pela associação das técnicas.

Clareamento Caseiro

O clareamento caseiro é realizado em casa com o uso de moldeiras confeccionadas especialmente para o paciente. Atualmente temos basicamente dois tipos de géis para clareamento caseiro:

  • Peróxido de Carbamida: uso noturno por +ou- 6 horas, durante 3-4 semanas. As concentrações variamentre 10, 16 e 22% e atualmente temos algumas versões que já vem de fábrica com dessensibilizante ou podemos associar o uso de dessensibilizantes na moldeira durante o tratamento, separadamente do gel de clareamento, para tentar minimizar a sensibilidade dentária;
  • Peróxido de Hidrogênio: uso diurno. Pode-se usar até 2 vezes ao dia de 30 a 50 min, durante 2 semanas. Tem efeito mais rápido, mas em alguns casos pode ocasionar mais sensibilidade. As concentrações variam de 3% a 9,5%. O peróxido de hidrogênio 3% equivale ao Peróxido de Carbamida 10%.

Como é feito

1. Anota-se, através de escalas de cor, a tonalidade original dos dentes.

Clareamento Dental Caseiro Dra Carolina Ely

2. É feita uma moldagem total das arcadas e obtêm-se os modelos de gesso das mesmas. Esses modelos são uma cópia fiel dos dentes do paciente.

3. Sobre o gesso, confeccionamos as moldeiras de acetato com o auxílio de um plastificador térmico a vácuo. Elas são provadas e ajustadas na boca.

Plaquinhas de Clareamento Caseiro

4. Estando a placa pronta e devidamente ajustada, o paciente deverá receber instruções de como carregá-la e usá-la.

Aplicação de Gel para Clareamento Caseiro

Seguem recomendações

  • Antes de colocar a moldeira com o gel em boca é indicado que se escove adequadamente os dentes e use o fio dental.
  • Coloque uma gota do gel clareador dentro de cada espaço da placa equivalente a cada dente.
Aplicação de Gel para Clareamento Caseiro
  • Encaixe a placa sobre os dentes e remova todo o excesso de gel que extravazar.
  • Use a placa carregada durante o período indicado para o gel escolhido para o seu clareamento caseiro.
imagem8-clareamento-caseiro
  • Após o período recomendado, retire a placa, limpe-a e execute normalmente a higiene bucal.
  • Em caso de qualquer desconforto, consulte seu dentista.