O Invisalign é um tratamento com resultado padrão?

O Invisalign é um tratamento com resultado padrão?

Por Dra Carolina Ely

Muitos pacientes têm me feito esta pergunta: O tratamento Invisalign feito por um ortodontista terá o mesmo resultado se feito por outro profissional? A resposta é não! O tratamento Invisalign não tem um resultado padrão! A experiência do ortodontista, entre outros fatores, vai interferir no sucesso do seu tratamento!

Inicialmente, vale lembrar que, embora os alinhadores Invisalign e o software Clicheck sejam ferramentas muito modernas e eficazes, dependem do fator humano para serem efetivas. A qualidade do planejamento virtual, a condução do caso e o tempo de tratamento vão estar diretamente relacionados ao conhecimento e a experiência do Invisalign Doctor responsável pelo caso.

Assim, o que eu quero dizer é que a experiência do profissional faz (muita!) diferença no resultado que vai se alcançar ao final do tratamento.

Ou seja, ainda que a tecnologia empregada seja basicamente a mesma, aquele Invisalign Doctor que possui mais experiência com o sistema Invisalign, que tenha participado de muitos cursos de aperfeiçoamento e se atualize frequentemente em congressos, terá, consequentemente, melhores condições de tratar o seu caso. Concluindo, este é um profissional que investe na sua curva de aprendizado e, portanto, está mais capacitado para resolver o seu problema.

O fato do ortodontista buscar seu aprimoramento técnico e científico significa que ele investe, realmente, em sua formação científica. E, desta forma, investe em resultado para o seu paciente.

Você acredita que um ortodontista que não investe em sua profissão, terá o mesmo conhecimento e expertise em relação àquele que está em busca constante de atualização? E seria justo que o valor cobrado pelo tratamento entre estes profissionais seja o mesmo?

Então, o resultado do tratamento será o mesmo independente do dentista que tratar meu caso?

A resposta é não!Diabnte de tudo isso, volto a afirmar que o tratamento com Invisalign nunca será o igual nem alcançará o mesmo resultado independentemente do dentista que cuidará do caso. O sucesso do resultado dependerá muito da experiência do ortodontista.

Em função disso, a questão do valor de tratamento não pode sofrer uma comparação pura e simples. O valor agregado de um planejamento bem feito e bem conduzido é diferente do valor de um tratamento com um ortodontista com pouca experiência ou com uma formação deficiente.

Funciona assim com brackets e com tratamento fixo convencional também. Nenhum resultado que dependa da capacitação técnica do profissional alcançará um resultado padrão.
Existem bons e “não tão bons” ortodontistas que utilizam brackets fixos (metálicos ou estéticos). Existem cursos de Especialização em Ortodontia sérios, com carga horária alta e dedicação praticamente exclusiva, e existem cursos de final de semana.

O curso de especialização em Ortodontia é o que capacita o dentista clínico-geral ao tratamento de pacientes com aparelhos dentários fixos e removíveis.

Esta qualificação do profissional deve ser levada muito a sério!

Um tratamento mal conduzido pode levar à:

  • perda de dentes;
  • recessões gengivais;
  • necessidade de tratamento de canal,
  • e, consequentemente, a um resultado indesejado,
  • como recidivas (os dentes voltarem a entortar)
  • entre outros problemas sérios.

Seriam tempo e investimento jogados fora.

Pesquise e pense bem antes de contratar o seu tratamento Invisalign.

Procure um ortodontista com real experiência com alinhadores e garanta o sucesso do seu tratamento.

Nada vale mais a pena que o seu sorriso, seu tempo e seu investimento!

#CarolinaElyOrtodontia

#InvisalignDoctor

#InvisalignPortoAlegre

Compartilhe:

Deixe uma resposta